terça-feira, 8 de setembro de 2009

DE OLHO NO COELHO - 004


'O Coelhão voltou' (31/08)
Antônio Melane - Estado de Minas

O América venceu o Guaratinguetá por 2 a 1, no tempo normal, repetindo o placar do jogo de ida, no Vale do Paranaíba, e está na final da Série C do Campeonato Brasileiro. Adquiriu este direito ao vencer por 7 a 6 na decisão por pênaltis, ontem à tarde, no Independência, pelas semifinais. Vai enfrentar na final o Asa, de Arapiraca-AL, que venceu o Icasa, por 3 a 2, em Juazeiro do Norte, no Ceará. O primeiro jogo da finalíssima será dia 13, em Arapiraca, e o outro dia 20, no Independência. A torcida está empolgada. Em coro, no momento em que se confirmou a presença na decisão, gritou emocionada: “O Coelhão voltou”.

Foi tudo dramático. O América jogou com determinação, principalmente nos 15 minutos iniciais e nos 15 finais. Mérito também para o técnico Givanildo de Oliveira, que soube fazer as mudanças certas: Nando no lugar de Evanílson, que já estava cansado; e Zé Eduardo no de Preto, a partir dos 20mim do segundo tempo, trocando o esquema 3-5-2 pelo 4-4-2. Para completar, Fábio Bala foi presença constante na área depois que entrou no lugar de Luciano.

O Coelho chegou a apresentar um futebol de risco, porque o empate classificava o adversário, e teve de avançar às vezes com os laterais e até zagueiros. O torcedor ficou irritado, no primeiro tempo, com a arbitragem do carioca Luís Antônio dos Santos em dois lances dentro da área. Ele sentiu a pressão, tanto que no segundo tempo todos os lances duvidosos ele não hesitou, marcando favoráveis ao América.

O Coelho começou em cima e foi logo fazendo 1 a 0. Irênio cobrou bem a falta pela direita. O zagueiro Samuel foi tentar cortar, a bola passou de raspão por sua cabeça e entrou à esquerda do goleiro. Praticamente no primeiro lance que o Guaratinguetá atacou com perigo, conseguiu empatar: a defesa vacilou pela direita, Laécio foi rápido e chutou no canto direito de Flávio. No intervalo, Laécio foi substituído, porque num choque de cabeça com Micão foi levado para o hospital.

SUFOCO No segundo tempo, o América apostou em Zé Eduardo e deu certo. Com bom toque de bola e inteligência, ele mudou tudo para sua equipe na frente. O gol da vitória não demorou. Recebeu a bola da direita, ajeitou no peito para Moisés concluir no ângulo esquerdo.

Nos pênaltis, marcaram, pela ordem, Irênio, Zé Eduardo, Fábio Bala, Wellington Paulo, Zé Rodolpho, Bruno Mineiro e Moisés, com paradinha. Para o Guaratinguetá, Júnior, Renato Santiago, Jackson, Rocha, Diego Dedoné e Rafael Silva. Chutou fora, por cima do travessão, Diego Araújo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário